quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Comendo sem perceber? Perca peso sem perceber

     Sucesso em uma dieta está ligado a pequenas mudanças.  Foco deve ser na mudança do ambiente para que ele trabalhe por você.

 Você não precisa de tanta força de vontade para ter sucesso em uma dieta quanto lhe fizeram pensar.

          A diferença entre o fracasso e o sucesso em uma dieta está em pequenas mudanças que as pessoas podem fazer ao seu redor.

          A ideia que é que essas mudanças induzam a pessoa a comer de forma saudável, sem precisar pensar nisso ou ter que se esforçar para isso.

Mudanças no ambiente

"Nossas casas estão cheias de armadilhas de comida escondidas," disse Wansink durante a convenção anual da Sociedade Americana de Psicologia.

"A maioria de nós tem caos demais em nossas vidas para sermos capazes de, conscientemente, focarmos em cada mordida que damos e nos perguntarmos se ainda estamos com fome.

"O segredo é mudar nosso ambiente para que ele trabalhe por você, e não contra você," afirmou.

E as mudanças começam pelo tamanho dos pratos e outros recipientes usados para comer.

Vasilhas que aumentam o apetite

As pesquisas mostraram que uma pessoa que compra o pacote maior de pipoca (extra-grande) no cinema consegue comer 45% mais pipocas do que quem compra "apenas" o tamanho grande.

E crianças, de diversos pesos e diversas idades, que comem cereal em uma vasilha grande comem até o dobro do que as crianças que usam uma tigela menor.

Os cientistas também pesquisaram esse comportamento com relação aos líquidos: quem usa um copo baixo e largo toma até 37% mais refrigerante do que quem usa copos altos e finos.

Todas as pesquisas tomaram por base o desejo dos participantes em parar de comer, ou seja, quando eles se sentiam satisfeitos - usar recipientes maiores parece aumentar o volume necessário para que as pessoas se sintam satisfeitas e parem de comer.

Quando parar de comer

Em outro estudo impressionante,  desbancou o mito de que as pessoas sabem quando estão satisfeitas e param de comer antes de ficarem empanturradas.

Os pesquisadores fizeram um experimento no qual voluntários que gostam de sopa foram divididos em dois grupos.

O primeiro grupo sentou-se frente a uma tigela de sopa grande, com capacidade para 610 gramas de sopa.

O segundo grupo recebeu uma tigela "especial": ela não tinha fundo e, sem que os participantes percebessem, um sistema de ar comprimido localizado sob a mesa ia colocando um pouco mais de sopa na tigela conforme o voluntário ia comendo - a sopa baixava, mas mais lentamente.

As pessoas que se sentaram frente às tigelas sem fundo comeram 73% mais do que as pessoas com tigelas normais e, de forma surpreendente, não perceberam que haviam comido mais do que o normal.

"A lição aqui é: não confie em seu estômago para lhe dizer quando você está cheio. Ele pode mentir," disse Wansink.

Estratégias para uma dieta de sucesso

O pesquisador dá outras dicas para quem quer que suas dietas realmente deem resultado:

:: deixe de lado os pratos comuns e passe a comer em pratos de salada;
:: mantenha os alimentos não-saudáveis guardados em vasilhas, fora de vista;
:: coloque os alimentos saudáveis bem à vista, sobre a mesa ou sobre o balcão da cozinha;
:: nunca coma na frente da televisão.

"Essas estratégias simples têm muito mais probabilidade de dar certo do que a força de vontade sozinha. É mais fácil mudar o ambiente do que mudar a sua mente," concluiu Wansink.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ALIMENTANDO OS MÚSCULOS

A nutrição para os músculos é geralmente constituida de proteínas. A carne, o leite e os ovos são as fontes básicas, sobretudo pelo seu valor biológico. De tão importante a proteina é também o elemento indicativo do desenvolvimento socioeconômico de um povo ou nação.

A carne é a fonte proteica mais consumida, de grande quantidade e a qualidade dos aminoácidos constituintes dos músculos, dos ácidos graxos essenciais e das vitaminas do complexo B, tendo também importância o teor de ferro.


Em termos gerais, as carnes podem ser subdivididas em carnes "vermelhas" e carnes "brancas". Dentre as primeiras, são mais consumidas no País as de bovinos, suínos, ovinos e caprinos. O búfalo, dada a sua adaptação à Região Norte e por força de sua produtividade em outras regiões, vem ganhando terreno no consumo nacional (Pardi et al., 2001). Já a carne de coelhos vai, aos poucos, se incorporando aos hábitos da população brasileira.


Alcatra 
É uma das carnes vermelhas mais magras e pode se tornar uma excelente fonte de proteina sem tanta gordura, em especial quando grelhada. Acompanhada com salada de folhas ou legumes cozidos se torna uma excelente opçao de almoço ou janta.
Bisteca de Porco 
Apesar de gordurosa, algumas partes da carne do porco têm aproximadamente a mesma quantidade de gordura que o peito de frango ou a alcatra, além de ser sempre mais saborosa e possuir grande quantidade de proteínas. Neste caso, a bisteca de porco pode ser considerada o filé mignon do porco. É a parte mais macia e menos gordurosa de todos os cortes suínos.
As carnes chamadas "brancas" são as provenientes das galinhas, frangos e perus. Contudo, especialistas distinguem nas aves dois tipos de músculos: os do peito, efetivamente brancos, e os da coxa, com predominância de fibras vermelhas.
Peito de Frango 
Rico em proteína e com quantidades mínimas de gordura, além de um paladar suave, o peito de frango é bem aceito pela maioria das pessoas. Grelhado com salada cai bem após o treino, no almoço ou jantar.
Dentre as carnes brancas, estão os peixes. O pescado constitui também discreta fonte de proteína animal em nosso meio em termos de quantidade consumida, uma vez que a população brasileira, apesar do vasto litoral e da grande malha fluvial, não tem o hábito de se alimentar constantemente de peixes.
Salmão 
Além de abundante em proteína, ainda fornece gorduras insaturadas, ou tambem chamadas "boas" (omega 3 e 6).
Mas além das carnes, há outras fontes proteicas que você pode escolher em sua dieta:
Aspargos 
Você necessita de vegetais em sua dieta, pelos nutrientes e sais minerais. O aspargo por sua capacidade de auxiliar a remoção do excesso de água corporal, é bastante consumido por atletas dias antes de campeonatos para conseguirem manter o mínimo de retenção hídrica possível.
Batata Doce 
A batata doce fornece o “turbo” necessário, sem sobrecarregar seu organismo com carboidratos simples, que são de rápida digestão. Elas são, geralmente, utilizadas pelos culturistas nos períodos anteriores às competições para recarregar a energia que foi gasta durante a fase de dieta para definição. 
A batata doce possui duas variedades: a com aparência mais esbranquiçada, que é semelhante as tradicionais batatas, e as com aparência mais escura, que possuem uma casca escura e polpa levemente alaranjada. A variedade mais escura possui maior quantidade de nutrientes e, por isso, deve ser preferencialmente escolhida.
Claras de Ovos 
Cheio de albumina, uma proteína de alto valor biológico, é usada como uma fonte proteica de fácil acesso (baixo custo) e boa qualidade (boa variedade dos aminoácidos que a compõe). Combinado com o mingau de aveia, uma omelete de claras de ovos compõe um super café da manhã que fornecerá o combustível necessário para o resto do dia.