terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MUSCULAÇÃO PARA IDOSOS

                        A musculação melhora a força muscular dos idosos, aumentando o                          vigor físico e conseqüentemente a auto-estima. 

Até o ano de 2025 o Brasil terá cerca de 32 milhões de idosos, segundo dados do IBGE. E o aumento da expectativa de vida, também traz uma preocupação com uma melhor qualidade de vida.
                                       Isso porque a partir dos 65 anos,a força muscular é reduzida de forma mais acentuada, o que pode auxiliar e mesmo agravar uma série de doenças.

A musculação,nessa faixa da vida, é altamente recomendada, pois melhora a força muscular dos idosos, aumentando o vigor físico e conseqüentemente a auto-estima.

O treinamento com pesos também ajuda o idoso a ter mais força nas articulações, evitando o risco de quedas e acidentes em casa, uma das principais causas de internações hospitalares nessa faixa etária.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

COMBINAÇÃO AERÓBICO E MUSCULAÇÃO

      Mais um estudo sugere que combinação de aeróbica e musculação é melhor exercício para diminuir riscos de diabetes e doenças cardíacas. A pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que indivíduos que fazem apenas exercícios aeróbicos também perdem peso e medidas na cintura, o que indica que um programa apenas com aeróbica é uma boa (e mais rápida) opção.

As descobertas estão de acordo com outra recente pesquisa e com diretrizes de atividade física que indicam um mix de um pouco de treino de resistência com exercício aeróbico regular. No entanto, os pesquisadores disseram que não estava claro se os benefícios aparentes do programa combinado foram devido aos efeitos do treinamento com peso, ou ao maior tempo gasto na academia. 

O treinamento de resistência trabalha músculos e ossos, que podem aumentar o peso corporal, embora trate-se de uma massa corporal mais magra e forte. Tanto o grupo da aeróbica quanto o que combinou os exercícios reduziram seus níveis de triglicerídeos - um tipo de gordura no sangue. 

De qualquer forma, enquanto o aeróbio queima calorias, a musculação ajuda a tonificar a musculatura. Isso evita que os membros fiquem com aparência flácida e murcha. A combinação de ambos é a formula ideal de conquistar um corpo saudável e funcional, disponível às atividades diárias e com estética definida.
 
Para você que tem duvida de qual fazer primeiro ao chegar na academia, apenas pense em realizar primeiro o que vai te ajudar mais rapidamente com seus objetivos. Se for emagrecer, faça o treino aeróbio antes da musculação. Se for tonificar a musculatura ou crescer os músculos, realize a musculação antes e o que restar de energia gaste-a com esteira ou bicicleta.