sexta-feira, 6 de maio de 2011

Anabolizantes, vale a pena?

    Seus vários efeitos colaterais e bastante prejudiciais a saude

Além dos listados na figura ao lado, a Hepatotoxidade (quase todos os esteróides causam lesão no fígado) e os problemas de Tendões e Ligamentos (muitas vezes o aumento da força é desproporcional à capacidade de adaptação dos tendões e ligamentos) são os primeiros a aparecer e causar sérios danos.

São freqüentes as queixas de agressividade exacerbada, irritabilidade, agitação motora e aumento ou diminuição da libido. Daí a razão de durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas administrarem  hormônios derivados da testosterona para aumentar a agressividade dos soldados alemães.

Síndromes psiquiátricas como transtorno bipolar (anteriormente conhecida com o nome de psicose maníaco-depressiva), síndrome do pânico e quadros depressivos podem surgir na vigência do uso de doses elevadas. Em adolescentes de ambos os sexos, também pode ocorrer parada prematura do crescimento, tornado-os mais baixos do que ficariam sem o uso. Além do que a parada brusca do uso de bombas também pode produzir sintomas como depressão, fadiga, insônia, diminuição da libido, dores de cabeça, dores musculares e desejo de tomar mais anabolizantes. E tal como as drogas, o uso excessivo e descontrolado pode levar a morte. 
     Vale a pena?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário