quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CELULITES



  A celulite ocorre por influencia genética e excesso de gordura sub-cutânea. O acumulo de gordura e a inflamação localizada geram os furinhos na pele. Por isso o nome lipodistrofia (distrofia da gordura) ginóide (referente a mulher, se fosse ao homem seria andróide).


Sabemos também que não existe fórmula mágica para se combater a celulite. Apenas serve a dieta com pouca gordura e a pratica de exercicios fisicos.


A prática regular de atividades físicas tende melhorar a circulação e oxigenação sanguínea, diminuindo a  gordura responsável pelo processo inflamatório que provoca os indesejáveis furinhos. Os exercícios aeróbicos são boas estratégias para isso, porém exercícios de força deixam os musculos mais firmes e faz o tecido da pele ficar com a superfície mais uniforme.


Além disso, é importante o controle da retençao de liquidos. A dieta com restrição de sais (de todos os tipos), enlatados, chá mate, café e álcool ajuda nesse controle.  Melhor ainda com aumento da ingestão de água, visando eliminar mais toxinas.


Mas além dessas informações básicas e já conhecidas, em especial porque as revistas publicam insistentemente sobre o assunto, fui pesquisar um pouco mais e descobri algumas respostas:


Porque homens não tem celulite ?


Realmente isto é verdade e a causa deve-se ao tecido gorduroso do homem e da mulher serem essencialmente diferentes. Na mulher existem septos (pequenas cordas fibrosas que separam porções de células gordurosas) mais finos e com orientação reta, enquanto que nos homens esses septos são mais grossos e resistentes e com orientação obliqua. Estas características fazem com que o tecido se expanda em direção à superfície e à pele na mulher e em direção ao músculo e à profundidade no homem.


Outra diferença é a ação do hormônio feminino, claro presente na mulher e ausente no homem. A alteração provocada pelo excesso de tecido gorduroso, depositado nas regiões preferenciais da mulher, dirigidas pela ação hormonal e com conseqüente compressão nas veias e linfáticos e a alteração no funcionamento microvascular provocada pela ação hormonal, levam o ao ciclo vicioso de aparecimento de celulite.

Por que mesmo modelos muito magras, que se pressupõe ter uma alimentação restrita, podem ter celulite? 

 Porque o que interessa não é o peso, e sim a composição do corpo e a distribuição da gordura. Uma modelo pode ser magra no peso e se preocupar pouco com os exercícios e alimentação, mas o pouco de gordura que acumular nas células podem comprimir os microvasos e causar o aparecimento de celulite. Ocorre nelas também o que ocorre em qualquer mulher: a predisposição genética, com retenção de liquidos e sais, além da flacidez muscular e acumulo de tecido adiposo num pequeno local.

Quando se deve começar a prevenir e a tratar a celulite?

Uma correta alimentação, o controle de peso e atividade física são importantes em qualquer idade. Não só por questões estéticas, mas por saúde. Na adolescência, quando os hormônios femininos aparecem, o processo de celulite já começa a se instalar se estiver presente o excesso de gordura corporal.

Por que quando emagrecemos continuamos com a celulite?

A mulher deposita gordura preferencialmente no quadril, de dificil remoção. Quando ocorre o emagrecimento, a gordura pode ser eliminada de outras partes do corpo, mas continua presente na região de celulite.



A gravidez piora a celulite?

Sim, pois altera os hormônios femininos, que por sua vez aumentam a deposição de gordura localizada, alteram a circulação nas veias e microveias, e retém água no corpo. Mas uma gravidez bem conduzida não provocará alterações estéticas muito importantes, bastando o controle alimentar e atividade fisica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário