terça-feira, 22 de novembro de 2011

ABDOME X BARRIGA

  

 

Vai chegando o verão e o desespero com a barriguinha ganha no inverno aumenta. Muitos alunos me pedem exercícios de abdominais para se prepararem pra tirar a roupa na praia. Ledo engano.

Eles ainda confundem as bolas quando querem perder barriga, achando que fazer abdominais vai ajudar a encolher o que estão acostumados a crescer com bebidas, frituras e gorduras...

Não tem jeito. Para perder barriga, deve-se gastar mais calorias e consumir menos. Os abdominais apenas servem para enrijecer ou fortalecer a musculatura abdominal, que está escondida por debaixo da capa de gordura da barriga.

Um recente estudo foi publicado numa revista médica justamente para comprovar essa tese. Eles estudaram 24 sujeitos sedentários, mas saudáveis, divididos em grupos que se exercitavam e outro que não praticavam nenhuma atividade física durante a pesquisa. O primeiro grupo realizava exercícios abdominais 5 vezes por semana. Nos resultados não encontraram diferença significativa entre os grupos.

Isso mostra que mais de 80% da redução de barriga se deve a dieta e exercícios aeróbios para elevação de consumo calórico. A musculação pode ajudar a elevar esse gasto calórico durante o esforço e após, pois na recuperação dos exercícios ainda há aumento do consumo de calorias. Mas apenas realizar exercícios abdominais pensando em perder barriga simplesmente não funciona.

Para emagrecer e trincar o abdome você precisa:

1-restringir açúcares e gorduras da dieta.
2-aumentar o gasto calórico em atividades que utilizem a gordura como fonte energética (exercícios aeróbios, em intensidade moderada, ou seja 60% da FC máxima)
3-aumentar os exercicios de musculação com suporte proteico para construção de músculos no lugar das gorduras. Isso, aliás, aumenta o gasto calórico e ajuda a queimar ainda mais gorduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário