domingo, 4 de novembro de 2012

PROJETO VERÃO, CUIDADO!




        Todo ano é a mesma coisa. Chega setembro/outubro e homens e mulheres se dão conta de que o verão está próximo e que o corpo não está exatamente como gostariam. Aí a balança começa ser vista como inimiga e cada grama a mais parece que se transforma em quilos.
Preocupados em entrar em forma até que o sol fique mais forte, muitas pessoas começam a fazer dietas malucas ou realizam treinos mais intensos e mais longos. Será que essa é a solução?

         O ideal para quem quer perder peso, para começar, é realizar uma dieta com supervisão de um nutricionista. A dieta deve ser individualizada e deve estar em concordância com seus hábitos alimentares. Nunca devemos seguir dietas propostas em revistas porque são dietas aleatórias, que não são adaptadas para os hábitos alimentares e, raramente se adequam ao seu gasto e consumo energético habituais. Além disso, a maior parte das dietas de revista tem em torno de 1200 kcal, valor baixo para qualquer pessoa que realize atividades físicas, mesmo que essa pessoa queira perder peso.
Para quem não tempo ou dinheiro para procurar um nutricionista e não quer cair na cilada das dietas de revista, algumas dicas podem ser úteis:
  1. Nada de frango com salada no almoço e jantar, todos os dias da semana. Nosso corpo precisa de carboidratos. Sempre inclua nas refeições uma porção de carboidrato, preferencialmente integral.
  2. De cada 2 porções de carboidratos no dia, uma deve ser integral. Acrescentar aveia, linhaça, farinha de trigo integral ou qualquer outro cereal integral nos alimentos do dia-a-dia ajuda no funcionamento do intestino e aumenta a saciedade, facilitando a perda de peso.
  3. Prefira sempre carnes magras e alterne entre carne bovina, suína, frango e peixe.
  4. Leite e derivados são ótimas opções de lanches. Porém, sempre devemos optar por versões desnatadas.
  5. Evite ficar mais de 3 horas sem comer nada. A prática do jejum não auxilia em nada o emagrecimento.
  6. Reduza o consumo de produtos ricos em gorduras (que tem maior densidade energética), principalmente frituras e alimentos com creme de leite e/ou manteiga.
  7. Anote um dia da sua alimentação. Isso permite que você observe os horários em que está exagerando e ajuda a corrigir os erros.
  8. Cuidado tanto com exageros (festas) quanto com pequenos beliscos ao longo do dia. Ambos podem colaborar com o aumento do consumo energético.
  9. Álcool e emagrecimento não combinam. Se você quer perder peso terá que abrir mão do consumo frequente de bebidas alcóolicas.
  10. Se você quer emagrecer para o verão, não caia em ciladas. Reduza o consumo de alimentos ricos em  energia e evite jejuns prolongados. Além disso, mantenha os treinos de acordo com o que foi prescrito e/ou de acordo com o seu ritmo. Exagerar nunca funciona, nem para dieta, nem para treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário