segunda-feira, 30 de abril de 2012

PENSAMENTO POSITIVO PROTEGE O CORAÇÃO


          Estar de bem com a vida faz pessoa fazer mais exercícios e comer melhor. Otimismo também evita progressão de doenças já instaladas. 


Manter o pensamento positivo reduz o risco de ataque cardíaco, derrame e outros problemas cardiovasculares, segundo um estudo da Universidade Harvard, divulgado na revista científica “Psychological Bulletin” .



Segundo a Associação Americana do Coração, mais de 2.200 americanos morrem de doenças cardiovasculares a cada dia, em uma média de uma morte a cada 39 segundos. Uma a cada 18 mortes de norte-americanos é decorrência do derrame.



"Nós descobrimos que fatores como otimismo, qualidade de vida e felicidade estão associados ao menor risco de AVC (acidente vascular cerebral) sem contar com fatores como idade, status socioeconômico, peso e se é fumante”, diz Julia Boehm, autora do estudo realizado no Departamento de Sociedade, Desenvolvimento Humano e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard.



“Por exemplo, as pessoas mais otimistas têm aproximadamente 50% menos risco de ter um problema cardiovascular comparado aos menos otimistas”, diz Boehm. O estudo ainda mostra que fatores como otimismo podem ajudar a evitar a progressão da doença.



A pesquisadora também constatou que pessoas que levam em conta a qualidade de vida têm comportamentos mais ligados à preservação da saúde, ou seja, se exercitam e dorme mais e têm uma dieta mais balanceada, o que resulta em pressão arterial e peso menores.



"Essas descobertas sugerem que enfantizar os pontos fortes psicológicos ao invés de simplesmente atenuar os déficits pode melhorar a saúde cardiovascular", disse Laura Kubzansky, co-autora do estudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário